(11) 2579-1172 / 5084 0853  |  contato@yogamarciaamaral.com

YOGA NIDRA

Yoga Nidra é um método para provocar completo relaxamento físico, mental e emocional.

Yoga Nidra é um composto de duas palavras em sânscrito: yoga significa união, convergência; nidra corresponde de maneira geral a relaxamento, embora seja uma corruptela da palavra que em sânscrito significa sono. Então Yoga Nidra quer dizer "relaxamento por meio de convergência da mente para um ponto".
O estado de relaxamento é alcançado por uma interiorização que afasta as sensações exteriores.
Nós nos desligamos tão completamente que nos parece que adormecemos. Por isso mesmo, muitas vezes referem-se ao Yoga Nidra como "sono psíquico", "sono lúcido", ou "sono em estado de consciência interior". É um estado que se situa no limite entre sono e vigília e que permite contato com o subconsciente e com o inconsciente, contato este associado a uma consciência passiva dos fatos e à ausência de ansiedade e tensão.


SONOYoga Nidra pode ser usado para provocar sono. Pode também substituir o sono. Muita gente adormece enquanto lê ou enquanto tenta resolver algum problema, ou mesmo enquanto está debaixo de alguma ansiedade. Durante o sono os mesmos pensamentos e preocupações ocupam a mente e o corpo permanece tenso. De manhã, a pessoa sente cansada, letárgica e torna-se difícil sair da cama. Por algum tempo há um estado de sonolência, entre sonho e despertar. Geralmente oito horas de sono são suficientes para pessoas sadias. A prática de Yoga Nidra imediatamente antes de dormir, produz um sono profundo e repousante. A mente e o corpo relaxam por completo e, em consequência o número de horas de sono necessárias se reduz.


Yoga Nidra pode e deve ser praticado outras vezes durante o dia para que se usufruam de seus benefícios como técnica de meditação. Quando se consegue praticar assiduamente e com resultados positivos, o Yoga Nidra produz uma sensação de completo repouso. Uma hora de Yoga Nidra durante o dia corresponde a quatro horas de sono durante a noite.


Yoga Nidra é um método de pratyahara ou desligamento em que se tenta ignorar as sensações físicas. Isso reduz drasticamente a consciência da existência do mundo exterior e do nosso corpo físico. Alcança-se este ponto, mentalizando cada parte do corpo separadamente, em rodízio sistemático. Desse modo, a consciência é dirigida de um pensamento a outro, de uma sensação a outra, e se retrai naturalmente. Resulta daí um profundo estado de relaxamento que liberta tensões e limpa a mente de elementos perturbadores.

(Fonte: Yoga Nidra – Relaxamento Físico-Mental-Emocional por: Paramhamsa Satyananda)