(11) 2579-1172 / 5084 0853  |  contato@yogamarciaamaral.com

PILATES

 pilates 1               pilates 2              pilates 3             pilates 4

Pilates é um método de condicionamento físico praticado desde o início do século passado(1920). O alemão Joseph Pilates o criou com base em uma série de técnicas ocidentais e orientais, inspirando-se inclusive na Grécia antiga, na yoga e nas artes marciais. O método foi considerado revolucionário, principalmente por fazer uma abordagem holística do corpo humano- uma novidade para a época. Logo conquistou o mundo da dança e os artistas, e hoje é praticado por todo o tipo de pessoas interessadas em melhorar o físico e o mental- o Pilates faz essa integração entre corpo e mente.

Os princípios desenvolvidos por Pilates estão totalmente integrados ao trabalho desenvolvido com a bola. Eles estão intrinsicamente ligados á excelência do movimento-a qualidade é mais importante do que a repetição. É necessária total concentração para a realização dos movimentos, ou seja, a pessoa tem de estar com o corpo e a mente conectados para alcançar bons resultados

O Pilates tem princípios básicos em seu treinamento que se aplicam não só a bola, mas á vida de cada um de nós. E, se forem seguidos, com certeza viveremos mais e melhor.

Respiração

É fundamental para que se consiga alcançar os benefícios dos exercicíos.

Inspire pelo nariz e expire pela boca. Mas, antes mesmo de começar a trabalhar, sinta a respiração. Quando se sentir confortável, comece os exercicíos.

Respirando de maneira correta, o movimento vai fluir com mais naturalidade.

Concentração

Procure ficar completamente direcionado para os movimentos, prestando atenção ao corpo e á respiração. Isso ajuda a desenvolver a consciência corporal; a não se distrair durante os exercicíos e a conectar totalmente o corpo e a mente para alcançar a excelência do movimento.

Alinhamento

Para realizar os exercícios de forma correta é preciso encontrar o centro do seu corpo, a postura correta. Só assim será possível restaurar seu equilíbrio muscular, dando ao corpo maior mobilidade e um funcionamento saudável. Na verdade, o alinhamento procura restabelecer as curvas fisiológicas da coluna.


Precisão

É preciso estar atento o tempo inteiro ao corpo, mantendo-se consciente de seu alinhamento e de sua forma. É a busca da perfeição de cada movimento, sempre mantendo a conexão corpo/mente.

Controle

Este é um dos grandes desafios ao se trabalhar sobre uma superfície instável: alcançar o controle neuromuscular. No início é difícil, mas o importante é buscar uma forma de se manter na bola. tente variações ao se exercitar, até alcançar esse controle.

Ritmo

Cada exercício tem seu ritmo próprio, que varia de pessoa para pessoa.

Na bola, você vai ter que buscar a forma mais confortável de trabalhar seu corpo, mantendo o alinhamento. Quanto mais controle você tiver, mais perfeito será o exercício. Com isso, sua força e resistência aumentarão.


Resistência

Aumentará à medida que você executar os exercícios de maneira perfeita.